Open de Portugal @ Morgado Golf Resort

ASSINALA REGRESSO DE TORNEIO EMBLEMÁTICO

O Torneio Open de Portugal é um dos mais antigos e por isso mais emblemáticos do calendário Europeu. Quando o European Tour nasceu em 1972, o Open de Portugal já existia desde 1953 e foi logo um dos eventos fundadores da primeira divisão europeia.

Desde essa primeira edição e até 2010, só não se jogou em 1957, 1965, 1970, 1980 e 1981, mas esteve ausente de 2011 a 2016, regressando este ano no Morgado Golf Course, um campo da NAU Hotels & Resorts no concelho de Portimão.

Grandes nomes do golfe mundial passaram pelo torneio e entre os seus campeões houve estrelas do gabarito de Sam Torrance, Colin Montgomerie, Fredrik Jacobsen, Carl Pettersson, Miguel Angel Jiménez e Thomas Bjorn, este o último dos vencedores em 2010 na Penha Longa e, portanto, detentor do título, além de ser o actual capitão da equipa europeia da Ryder Cup.

Este ano joga-se de 11 a 14 de Maio, com 500 mil euros de ‘prize-money’, e será o primeiro evento do European Tour de 2017 em solo europeu, depois do circuito ter passado pela África do Sul, Austrália, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Malásia, México, Índia, Estados Unidos e Marrocos. O mesmo sucede no Challenge Tour, circuito que arranca no Quénia, segue para a Turquia e depois terá este ponto alto da sua temporada no Algarve. É que o evento assume o formato de dual ranking, à semelhança com o que aconteceu durante anos com o Madeira Islands Open BPI.

No caso da segunda divisão europeia, o Challenge Tour, o torneio assume o estatuto de major, um dos mais importantes eventos do ano. Em certa medida será mesmo o mais relevante, pois será o único torneio do Challenge Tour em 2017 em que o campeão é imediatamente promovido, ao oferecer uma isenção de um ano no circuito principal, o European Tour.

Em termos de calendário desportivo nacional, o 55.º Open de Portugal @ Morgado Golf Resort, formará um triunvirato de eventos de luxo com o Millennium Estoril Open (em ténis) na semana anterior e o WRC Vodafone Rally de Portugal (automobilismo) na semana posterior.

Torneio Open de Portugal - Troféu
Open de Portugal | European Tour - Race to Dubai | Callenge Tour

Antigos vencedores do Open de Portugal