TRÊS PORTUGUESES APURADOS COM UM QUARTO À ESPREITA
NO ROYAL ÓBIDOS SPA & GOLF RESORT, VASCO ALVES, DANIEL DA COSTA RODRIGUES E TOMÁS BESSA PASSARAM O CUT, ENQUANTO PEDRO FIGUEIREDO PODERÁ JUNTAR-SE-LHES AMANHÃ. O ESCOCÊS DAVID LAW, O N.º1 DO RANKING, COMANDA NA CLUBHOUSE COM 9 PANCADAS ABAIXO DO PAR.
Três portugueses asseguraram hoje (sexta-feira) o apuramento para as duas últimas voltas do Open de Portugal at Royal Óbidos, o mais importante torneio de golfe português, o único integrado no HotelPlanner Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu.
Trata-se de uma organização da Federação Portuguesa de Golfe, distribuindo prémios monetários no valor de 300 mil euros. No Royal Óbidos Spa & Golf Resort, Vasco Alves (com voltas de 69 e 70), Daniel da Costa Rodrigues (70+69) e Tomás Bessa (68+71) passaram o cut e estão todos empatados no grupo dos 34.º classificados, com 3 pancadas abaixo do Par.
Pedro Figueiredo poderá ainda juntar-se-lhes no lote de apurados, mas só irá concluir a sua segunda volta amanhã (Sábado). Para já, ‘Figgy’ vai no buraco 18 (o último), com 3 pancadas abaixo do Par.
Só um desastre nos dois últimos buracos poderá impedi-lo de tornar-se, amanhã, no quarto português a seguir em frente, pois o cut provisório está fixado em -1. O nevoeiro matinal atrasou o início da prova em 25 minutos e depois ainda houve uma suspensão de 1h17. Esses contratempos impediram hoje a conclusão da segunda volta. No momento da suspensão e do adiamento para amanhã, havia 43 jogadores em campo, entre os quais Pedro Figueiredo e Tomás Melo Gouveia.
O 63.º Open de Portugal at Royal Óbidos tem um novo líder na ‘clubhouse’ (o melhor resultado entre os jogadores que concluíram a segunda volta). Trata-se do n.º1 do ranking da segunda divisão europeia (‘Road to Mallorca’), o escocês David Law, com 133 pancadas, 9 abaixo do Par, após voltas de 67 e 66. A sua segunda volta de -5 foi isenta de bogeys! David Law, campeão este ano de torneios na Chéquia e na Finlândia, persegue um terceiro título na temporada, o que dar-lhe-ia automaticamente a promoção ao DP World Tour, a primeira divisão europeia, sem ter de esperar pelo final da época. O escocês de 34 anos poderá, no entanto, vir a ser ultrapassado amanhã, pois o espanhol Quim Vidal regressa às 8h00 ao campo para jogar quase três buracos.
Vai no buraco 7 do campo, o seu 16.º, com 10 pancadas abaixo do Par e poderá ser ele o líder aos 36 buracos. O 2.º lugar na ‘clubhouse’ é partilhado por três jogadores com 8 pancadas abaixo do Par: o espanhol Sebastien Garcia (66+68), o austríaco Lukas Nemecz (68+66) e o neerlandês Lars van Meijel (64+70) – este último era o líder da primeira volta. Entre os jogadores eliminados após a segunda volta contam-se os portugueses Tomás Melo Gouveia (68+75, +4), Pedro Lencart (72+70, a Par), Hugo Camelo (82+79, +19) e o campeão nacional amador, João Pereira (71+73, +2). Tomás Melo Gouveia era top-20 (-3) aos 18 buracos, mas hoje viveu um dia complicado de +4.
O 63.º Open de Portugal at Royal Óbidos prossegue amanhã (Sábado) às 8h00, com a conclusão da segunda volta, procedendo-se depois ao início da terceira e penúltima volta, nunca antes das 10h00.
Gabinete de Imprensa do Open de Portugal
Miraflores, 12 de Setembro de 2025
Fotografia © Filipe Guerra / Open de Portugal



